Pro bono

O pro bono (contração do termo em latim pro bono público, “para o bem público”) situa-se no núcleo da responsabilidade social dos advogados. O papel que estes desempenham para melhorar a sociedade na qual se inserem confere sentido à profissão, e reestabelece a sua ligação ao valor da Justiça.

A Fundação Professor Uría promove e coordena a prestação de assessoria jurídica gratuita a entidades sem fins lucrativos e a entidades com recursos escassos, realizada pelos advogados de todos os escritórios da Uría Menéndez.

O facto de este aconselhamento jurídico não envolver qualquer compensação financeira não afeta de todo a sua qualidade: os standards de dedicação e excelência são os mesmos que se aplicam a qualquer outro assunto em que o escritório intervém.

O pro bono que a Fundação promove centra-se em cinco âmbitos de atuação prioritários: a infância, a juventude, os imigrantes, os reclusos e a luta contra a pobreza.

Os nossos números em 2018

Assuntos ativos
Entidades beneficiárias
Advogados participantes

Emprego juvenil

Há vários anos que a Fundação Professor Uría impulsiona trabalho pro bono com diversas instituições dedicadas à inserção sociolaboral de jovens em situação de exclusão para conseguir dar uma resposta ao vazio regulamentar com que se deparam na formação que ministram.

Este trabalho resultou numa proposta legislativa relativa às práticas de formação de jovens em situação de exclusão social que foi apresentada no mês de dezembro de 2014 perante a Subcomissão do Congresso dos Deputados em matéria de emprego juvenil.

Empreendedorismo social

A Fundação Professor Uría aposta firmemente no empreendedorismo social como solução eficaz e sustentável para os problemas que a sociedade atual enfrenta.

Além de apoiar o programa de empreendedorismo social da Obra Social la Caixa, coordenando a assessoria jurídica pro bono a empreendedores e empresas sociais em fase embrionária, a Fundação Professor Uría colabora com a Ashoka, a maior rede internacional de Empreendedores Sociais Inovadores através da canalizaçao de assessoria jurídica aos empreendedores que esta instituição seleciona anualmente.

Empreendedorismo social

Apresentação do guia de perguntas frequentes sobre o arranque de um negócio

Continuar a ler
A Uría Menéndez e a Fundação Professor Uría colaboram com a Fundação Thomson Reuters em workshops sobre aspetos legais para ONG e empresas sociais