O evento de abertura da décima oitava edição do ESD em Madrid realizou-se no dia 3 de outubro. O evento, que se celebrou no auditório do escritório de Madrid, contou com a presença de diretores, coordenadores e professores de muitas das escolas onde o ESD será ministrado este ano letivo, bem como de voluntários e apoiantes do programa.

O evento foi aberto por Rafael Fuster, vice-presidente executivo da Fundação Professor Uría, que fez uma breve apresentação das atividades desenvolvidas pela Fundação nas suas diferentes áreas. Carlos López-Quiroga, membro do conselho de administração da Fundação Professor Uría e responsável pela ESD em Madrid, fez em seguida uma breve introdução do programa, destacando todas as novidades para o novo ano letivo. Aproveitou também a oportunidade para prestar homenagem a Romana Sadurska pelo seu trabalho durante os anos em que foi vice-presidente executiva da Fundação.

Após a sua intervenção, Carlos López-Quiroga deu lugar ao orador convidado do dia, Óscar Martín Centeno, que proferiu uma palestra intitulada "Projeto de comunicação para a transformação de um centro escolar". Martín Centeno é escritor, professor e diretor da escola pública de ensino infantil, primário e secundário Santo Domingo em Algete (Madrid), uma escola de referência internacional que faz parte da Apple Distinguished School. Além disso, combina o seu trabalho de diretor com a presidência do Consejo de Directivos de Madrid.

Durante a sua intervenção, o orador partilhou com os presentes a experiência do projeto de inovação pedagógica que implementou na sua escola, explicando em detalhe as chaves para tornar a tecnologia e a comunicação recursos eficazes para a aprendizagem.

O evento terminou com um agradecimento a Ana Yunta, ex-diretora do CEIP Astúrias, que se reformou durante o último ano letivo, pelo seu trabalho louvável durante os seus anos de docência.

No escritório de Barcelona, para inaugurar a nova edição da Escola de Direito Solidário, a equipa de coordenação do programa, composta por Sandra Fernández, Anna Mendía, Alba Alcolea e Tatiana Farrero, organizou um encontro com os voluntários, no qual partilharam experiências e conselhos com pessoas que se juntaram recentemente. A sessão foi apresentada por Mariona Xicoy, membro do conselho de administração da Fundação Professor Uría e responsável pela ESD, e contou com intervenções de Salvador Moya e Carmen Peris, voluntários do programa, que partilharam a sua experiência na sala de aula e transmitiram o que a ESD significa para eles. Foi uma sessão muito dinâmica em que todos os presentes (voluntários veteranos e novatos) participaram muito ativamente.

Este ano letivo, o programa será ministrado em nove escolas primárias de Barcelona.