• Javier Solana Madariaga

Secretária do Patronato
  • Ana Suárez Capel
Rodrigo Uría González

Don Rodrigo Uría González (Oviedo, 1906 - Madrid, 2001) é considerado um dos mestres mais notáveis do Direito Comercial pelo seu papel como renovador dos estudos comerciais em Espanha.

Licenciado em Direito pela Universidade de Oviedo com prémio de distinção em 1927, Doutorado em Direito pela Universidade Central em 1930, Catedrático da Universidade de Salamanca em 1943 e de Madrid em 1952, e Doutor honoris causa por várias Universidades, Rodrigo Uría é o autor de uma obra científica que contribuiu decisivamente para a formação de várias gerações de juristas, na qual se destaca o Manual de Derecho Mercantil.

Ocupou, entre outros, os seguintes cargos:

• Diretor da Revista de Direito Comercial desde a sua fundação em 1946.
  • Conselheiro do Banco de Espanha.
  • Vogal permanente da Comissão Geral de Codificação.
  • Académico da Real Academia de Jurisprudência e Legislação.

Entre outras, recebeu as seguintes distinções:

• Académico honorário da Academia Asturiana de Jurisprudência.
  • Grande Cruz de “Alfonso X, O Sábio”
  • Grande Cruz de “San Raimundo de Peñafort”.
  • Prémio Príncipe das Asturias de Ciências Sociais, em 1990.
Mensagem do Presidente

É para mim um prazer dar-vos as boas vindas a esta página da Fundação Profesor Uría, a qual me honro em presidir.

A Fundação Profesor Uría foi criada em novembro de 2005 pelo meu grande amigo Rodrigo Uría Meruéndano e pela Uría Menéndez, como expressão do compromisso solidário de ambos os fundadores e como instrumento para honrar a memória do grande jurista e benfeitor, o Professor Rodrigo Uría González.

A Fundação é, por isso, herdeira e prossecutora do generoso trabalho solidário realizado durante a sua vida por ambos Rodrigo Uría, pai e filho. Com efeito, a missão que a nossa Fundação vem desenvolvendo é muito simples de enunciar: colocar todos os recursos da mesma ao serviço dos mais desfavorecidos e necessitados da sociedade, com especial atenção à infância, aos jovens em risco de exclusão social, aos imigrantes e aos reclusos em centros penitenciários.

Para levar a cabo esta missão, a Fundação serve-se do voluntariado, tanto das pessoas que fazem parte da Uría Menéndez como das restantes pessoas que têm por bem colaborar desinteressadamente nas diferentes atividades da Fundação. Assim, devo expressar o meu profundo e sincero agradecimento a todas essas pessoas que vêm colaborando com a nossa Fundação, colocando os seus conhecimentos, o seu tempo e os seus donativos ao serviço dos beneficiários destas atividades. Sem dúvida alguma, os nossos voluntários são os verdadeiros protagonistas do crescente trabalho solidário da Fundação. São eles, aliás, a melhor garantia de que a Fundação poderá continuar a assumir, com eficácia, novos projetos.

É meu compromisso e do Patronato que presido, o de continuar a apoiar o trabalho educativo da Fundação, seja em colégios públicos, em prisões ou em centros de imigração e de inserção laboral, com o objetivo de que o ordenamento jurídico seja apreendido e respeitado como instrumento de convivência pacífica. É nosso compromisso, também, continuar a apoiar e fomentar a assessoria jurídica gratuita a entidades sem fins lucrativos dedicadas ao serviço da sociedade, assim como apoiar financeiramente, consoante aplicável, projetos selecionados de cooperação ao desenvolvimento.

Queremos, por fim, continuar a desenvolver todo este trabalho, com a máxima eficiência e, ao mesmo tempo, a máxima discrição.

Javier Solana

Fundação Profesor Uría     Fundação Professor Uría
Príncipe de Vergara 187     Edifício Rodrigo Uría
Plaza de Rodrigo Uría         Rua Duque de Palmela, 23
28002 Madrid                      1250-097 Lisboa

www.fundacionprofesoruria.org
info@fundacionprofesoruria.org

Os dados pessoais que nos sejam facultados quando se colocar em contacto connosco serão tratados e, em cada caso, incorporados nos ficheiros da responsabilidade da Fundação Profesor Uría com a finalidade de estudar a sua consulta e poder dar-lhe resposta. Para o exercício dos direitos de acesso, rectificação, cancelamento e oposição que procedam, o titular dos dados pessoais - devidamente identificado - deverá dirigir a sua petição escrita ao nosso domicílio sito na Calle Príncipe de Vergara 187, Plaza de Rodrigo Uría, 28002 Madrid (Espanha).