Conselho de Administração

• Juan Reyes Herreros
  • Joana Torres Ereio
  • Dionisio Uría Ronsmans
  • Mariona Xicoy Cruells (Patrona responsable de cumplimiento)

Equipa de gestão

Secretária Geral
  • Paqui Navarro Taravilla
Administração e Projetos
  • Sheila Pindado Solis
Administração e Projetos
  • Olga Rodríguez Martínez
Secretária do Patronato
  • Ana Suárez Capel
Carta do Presidente

Agradecemos a sua visita ao site da Fundação Professor Uría, ao qual na —qualidade de presidente — vos dou as boas-vindas.

A Fundação Professor Uría, que está próxima de completar 20 anos de existência, foi criada para honrar a memória do insigne jurista Rodrigo Uría González pelo seu filho Rodrigo Uría Meruéndano e pela Uría Menéndez Abogados — escritório dirigido na época por aquele — e como expressão do compromisso solidário de ambos os fundadores.

A missão da nossa Fundação é simples de enunciar: pôr todos os seus recursos ao serviço dos mais fracos e desfavorecidos, dando especial foco à infância, juventude, aos imigrantes e aos reclusos. Para esse efeito, a Fundação serve-se do voluntariado, principal e basicamente recrutado entre as pessoas que integram a Uría Menéndez. Os meus mais calorosos agradecimentos vão para o trabalho de todos esses voluntários que, pondo os seus conhecimentos, tempo e esforços ao serviço dos beneficiários das atividades da Fundação, são os autênticos protagonistas de tão valiosa atividade solidária. Sirvam estas linhas como homenagem a todos eles, pois são a garantia do desempenho contínuo dessa atividade.

Quero agradecer igualmente à Uría Menéndez o seu contributo contínuo e crescente que, juntamente com as restantes contribuições de um grande número de pessoas, nos permite realizar muitos dos nossos projetos.

O compromisso do Conselho de Administração, a que presido, é continuar a desenvolver o trabalho educativo da Fundação, quer em escolas públicas, em estabelecimentos prisionais ou em centros de imigração e de inserção laboral, com o objetivo de que o ordenamento jurídico seja entendido e respeitado como instrumento de convivência pacífica. Também nos comprometemos a continuar a canalizar e a fomentar a assessoria jurídica por profissionais da Uría Menéndez a favor de entidades sem fins lucrativos, assim como a continuar a apoiar financeiramente tais entidades quando isso seja conveniente e viável. Por fim, vamos perseverar na análise, estudo e divulgação do direito da arte, disciplina jurídica tão cara  aos nossos fundadores, como sinal de afeto e respeito por eles.

Desejamos continuar a desenvolver este trabalho com a máxima eficácia, unida impreterivelmente à máxima discrição.

José María Segovia

Rodrigo Uría González

Don Rodrigo Uría González (Oviedo, 1906 - Madrid, 2001) é considerado um dos mestres mais notáveis do Direito Comercial pelo seu papel como renovador dos estudos comerciais em Espanha.

Licenciado em Direito pela Universidade de Oviedo com prémio de distinção em 1927, Doutorado em Direito pela Universidade Central em 1930, Catedrático da Universidade de Salamanca em 1943 e de Madrid em 1952, e Doutor honoris causa por várias Universidades, Rodrigo Uría é o autor de uma obra científica que contribuiu decisivamente para a formação de várias gerações de juristas, na qual se destaca o Manual de Derecho Mercantil.

Ocupou, entre outros, os seguintes cargos:

• Diretor da Revista de Direito Comercial desde a sua fundação em 1946.
  • Conselheiro do Banco de Espanha.
  • Vogal permanente da Comissão Geral de Codificação.
  • Académico da Real Academia de Jurisprudência e Legislação.

Entre outras, recebeu as seguintes distinções:

• Académico honorário da Academia Asturiana de Jurisprudência.
  • Grande Cruz de “Alfonso X, O Sábio”
  • Grande Cruz de “San Raimundo de Peñafort”.
  • Prémio Príncipe das Asturias de Ciências Sociais, em 1990.

Fundação Profesor Uría     Fundação Professor Uría
Príncipe de Vergara 187     Praça Marquês de Pombal, 12
Plaza de Rodrigo Uría         1250-162 -Lisboa

www.fundacionprofesoruria.org
info@fundacionprofesoruria.org

Os dados pessoais que nos sejam facultados quando se colocar em contacto connosco serão tratados e, em cada caso, incorporados nos ficheiros da responsabilidade da Fundação Profesor Uría com a finalidade de estudar a sua consulta e poder dar-lhe resposta. Para o exercício dos direitos de acesso, rectificação, cancelamento e oposição que procedam, o titular dos dados pessoais - devidamente identificado - deverá dirigir a sua petição escrita ao nosso domicílio sito na Calle Príncipe de Vergara 187, Plaza de Rodrigo Uría, 28002 Madrid (Espanha).