Ação social

A Fundação organiza iniciativas de voluntariado e ação social, tanto de maneira independente, como em colaboração com outras entidades.

O Comité de Ação Social (CAS) tem como objetivo identificar, analisar, coordenar e, se for caso, gerir projetos de ação social tanto em Espanha e Portugal, como noutros países.

Os nossos números em 2020

Membros do CAS
Coordenadores de voluntariado
Voluntários

Fundo Extraordinário COVID-19

Fundo de emergência criado conjuntamente pela Uría Menéndez, pela Fundação Professor Uría e por doadores particulares, em março de 2020, com o objetivo de apoiar as entidades, tanto públicas como privadas, que se encontram na linha da frente da batalha contra o vírus. O montante total do Fundo, 407 890 €, reverteu a favor da mitigação das consequências sanitárias e sociais da pandemia.

Cantinas escolares

O Programa ajudas às Cantinas Escolares tem como principal objetivo custear as despesas do serviço de cantina escolar a famílias sem recursos.

Durante o ano letivo de 2019-2020, foram concedidas 93 ajudas de cantina escolar a alunos de 8 escolas públicas (6 centros de Madrid e 2 de Barcelona).

Comedor escolar

Assistência a outros grupos

A Fundação Professor Uría colabora com a entidade portuguesa Associação Mais Proximidade Melhor Vida (AMPMV) através do projeto Dar + Vida, cujo principal objetivo é o acompanhamento de idosos a que a associação presta apoio.

A Fundação apoia o Centro Social de Idosos Miguel de Cervantes, situado em Londres, através de diversas atividades e iniciativas.

A Fundação também colabora com o projeto Rutas Zero da Asociación Bokatas, oferecendo acompanhamento a pessoas que estiveram em situação de sem abrigo.