Ação social

A Fundação organiza iniciativas de voluntariado e ação social, tanto de maneira independente, como em colaboração com outras entidades.

O Comité de Ação Social (CAS) tem como objetivo identificar, analisar, coordenar e, se for caso, gerir projetos de ação social tanto em Espanha e Portugal, como noutros países.

Os nossos números em 2018

Membros do CAS
Coordenadores de voluntariado
Voluntários

Cantinas escolares

Comedor escolar

O Programa ajudas às Cantinas Escolares tem como principal objetivo custear as despesas do serviço de cantina escolar a famílias sem recursos.

Durante o ano letivo de 2017-2018, foram concedidas 72 ajudas de cantina escolar a alunos de 7 escolas públicas (5 centros de Madrid e 2 de Barcelona).

Convocatória 2016 de Projetos de Ação Social

As propostas selecionadas foram:

1º. Prémio: Dream Makers (Fundación Soñar Despierto, Madrid) e Dar + Vida (Associação Mais Proximidade Melhor Vida, Lisboa)

1º. Menção Honrosa: Rutas Zero (Asociación Bokatas, Madrid)

Orquestra Infantil Professor Uría

No início de 2015, a Fundação Professor Uría lançou, em colaboração com a Fundação Acción Social por la Música, uma orquestra infantil no CEIP La Alameda (Madrid).

Em abril de 2016, os pequenos músicos receberam os seus primeiros instrumentos de madeira com os quais começaram a construir uma verdadeira orquestra.

Em junho de 2017, a Orquestra Infantil Professor Uría atuou na festa de fim de ano da escola.

Concerto de fim de ano letivo da Orquestra Professor Uría

Continuar a ler

Apoio à infância e à juventude

A Fundação Professor Uría colabora com diversas instituições para oferecer apoio escolar e de lazer de qualidade a crianças e jovens.

Entre outras instituições, colaboramos com a Fundación Alicia Koplowitz e a Fundación Soñar Despierto.

Apoio à infância e à juventude

Assistência a outros grupos

O “O Direito ao teu lado” é um programa de acompanhamento a pessoas com lesão cerebral adquirida, em colaboração com a Fundación Lescer (Madrid). Através deste programa, os voluntários fazem visitas periódicas aos pacientes para proporcionar momentos de companhia e conversa, e participam em saídas em grupos de lazer e tempo livre.

Também colaboramos com a Asociación Infant, em Barcelona. Além de financiar o arrendamento durante cinco anos de um apartamento de acolhimento para mães e filhos, oferecemos assessoria e a participação de voluntários, principalmente através de workshops de orientação laboral.