Direito da Arte

A Fundação estabeleceu como um dos seus objetivos apoiar e incentivar os estudos jurídicos inovadores e de qualidade sobre o mundo da arte. Com esse intuito, desenvolve os seguintes projetos:

• Prémio Rodrigo Uría Meruéndano do Direito da Arte
  • Anuário Ibero-americano do Direito da Arte
  • Seminário Rodrigo Uría Meruéndano do Direito da Arte
  • Jornadas sobre o Direito da Arte

Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte

O Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte visa apoiar e incentivar os estudos jurídicos inovadores e de qualidade sobre o mundo da arte, tais como os estudos jurídicos sobre os criadores, as suas obras e a difusão de bens que são fonte de conhecimento, veículo de intercâmbio cultural, meio para a expressão das ideias e convite ao prazer estético.

O Prémio foi igualmente criado para honrar a memória do insigne advogado e mecenas da arte, Rodrigo Uría Meruéndano, Presidente do Patronato do Museu do Prado (2004-2007) e primeiro Presidente da Fundação Professor Uría.

Biografia de Rodrigo Uría Meruéndano

Bases da sexta convocatória (ABERTA)

Bases da quinta convocatória (FECHADA)

EDIÇÕES ANTERIORES

Anúncio da quinta edição do Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte

Sexta edição do Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte

Anúncio da quarta edição do Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte

Quinta edição do Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte

Anuário Ibero-americano do Direito da Arte

O Anuário Iberoamericano de Derecho del Arte contém os artigos vencedores do Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte e outros trabalhos selecionados. São artigos de grande qualidade que, com originalidade e maestria, desenvolvem alguns dos temas mais relevantes do mundo da arte, particularmente das artes plásticas, campo em que o Direito desempenha um papel relevante.

Sumário do Anuário Ibero-americano do Direito da Arte 2017

Sumário do Anuário Ibero-americano do Direito da Arte 2016

Sumário do Anuário Ibero-americano do Direito da Arte 2015

Anuário Ibero-americano do Direito da Arte

Seminário Rodrigo Uría Meruéndano do Direito da Arte

Como resultado do convénio assinado entre o Museu do Prado e a Fundação Professor Uría, este seminário tem por missão promover o estudo do Direito da Arte para contribuir, desta forma, de uma perspetiva jurídica, para o desenvolvimento e proteção do rico e variado património cultural espanhol, incluindo, em particular, o património artístico.

SEMINÁRIO EM CURSO

O III Seminário Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte realizar-se-á no Centro de Estudios del Museo (Casón del Buen Retiro) de 2 de abril até 11 de junho de 2019.

Direção Académica: Carmen Acedo Grande, Adogada do Estado espanhol, Ministério da Educação, Cultura e Desporto, e Agustín González García, advogado da Uría Menéndez.

Prazo de inscrição: de 18 de fevereiro a 11 de março de 2019 - PRAZO FECHADO

Destinatários: Preferencialmente, juristas interessados em Direito da Arte e profissionais de museus.

Início do III Seminário Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte

Jornadas sobre Direito da Arte

A Fundação Professor Uría é consciente da importância e complexidade do papel dos advogados em matéria de Direito da Arte, complexidade que, devido às novas tecnologias e às novas formas de arte, se foi acentuando nos últimos anos.

Por forma a contribuir de uma perspetiva jurídica para o desenvolvimento e proteção da arte e da cultura, a Fundação organiza jornadas, conferências e mesas redondas para tratar das questões mais relevantes relacionados com o regime jurídico ao qual estão submetidas as obras de arte, os negócios jurídicos de que podem ser objeto (compra e venda, doação, empréstimo, seguro, etc.), e o seu tratamento fiscal, entre outras.

JORNADAS REALIZADAS:

"Arte en espacios públicos". Jornada de conferências e mesas redondas organizada pelo Instituto de Arte Contemporáneo (IAC), a Asociación de Derecho del Arte (ADA), a Fundação Professor Uría e o Museu Lázaro Galdiano. Data e local: 24 de janeiro de 2018, das 9:30 às 20:00, no auditório do Museu Lázaro Galdiano (Madrid). + informação

"Los legados de los artistas". Jornada de conferências e mesas redondas organizada pelo Instituto de Arte Contemporáneo (IAC), a Asociación de Derecho del Arte (ADA), a Fundação Professor Uría e o Museu Lázaro Galdiano. Data e local: 28 de novembro de 2016, das 9:30 às 19:45, no auditório do Museu Lázaro Galdiano (Madrid). + informação