A Fundação Professor Uría, com a colaboração do Ministério da Cultura e do Desporto, através da sua Direção-Geral do Património Cultural e das Belas-Artes, organiza este seminário, já na sua sétima edição, que se irá realizar no auditório da Uría Menéndez, em Madrid, de 3 de abril a 19 de junho de 2024.

Nesta edição, o seminário centra-se em casos de jurisprudência nacional e internacional no domínio do direito da arte, para os quais, em cada sessão, dois oradores "cruzarão os olhares" sobre a mesma realidade: por um lado, um jurista e, por outro, um perito no domínio cultural estreitamente relacionado com a obra, o artista, o género, a tecnologia ou a corrente artística tratados na decisão ou conjunto de decisões em questão.

A jornada de inauguração contou com as intervenções de Rafael Fuster, vice-presidente executivo da Fundação Professor Uría, e dos co-directores do seminário, Carlos González-Barandiarán y de Muller, subdiretor geral de Registos e Documentação do Património Histórico do Ministério da Cultura e do Desporto, e Agustín González García, advogado e membro do conselho de administração da Fundação Professor Uría. A primeira conferência foi proferida por Guillermo Solana, diretor artístico do Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, que fez uma análise muito interessante de algumas das obras da coleção de arte da Uría Menéndez. De seguida, Miguel Martínez Gimeno, sócio da Uría Menéndez, apresentou uma visão muito completa das normas nacionais e internacionais que regem a liberdade de criação artística, com especial incidência na legislação da União Europeia.

No final da sessão inaugural, e acompanhados por um vinho espanhol, os participantes puderam conversar descontraidamente com os oradores e outros convidados.

Nas próximas sessões do seminário, serão abordados temas tão interessantes como a obra de Salvador Dalí, o apropriacionismo, a IA, os casos do Mosteiro de Sijena e do Mosteiro de Santa María la Real de Aguilar de Campoo, o espólio nazi, entre outros.

Para mais informações sobre o seminário, consultar o seguinte link.