Educação

A Fundação estimula a educação e a formação como instrumentos de emancipação social e desenvolvimento pessoal de indivíduos e entidades.

Criámos uma série de programas educativos e formativos que, destinados aos grupos mais vulneráveis da nossa sociedade, recorrem ao conhecimento do Direito, assim como de outras matérias, para favorecer a convivência, a integração, a consecução da igualdade de oportunidades e a não discriminação.

Escola Solidária de Direito

Programa específico projetado pela Fundação cujo principal objetivo é que os alunos do ensino básico e secundário de colégios e escolas públicas se iniciem no conhecimento do Direito como fonte para a convivência, a integração e a resolução de conflitos de forma não violenta.

Este programa vem complementar os conteúdos do currículo escolar numa vertente prática, adequando ao nível de cada destinatário. Lecionado por advogados em exercício, dá a conhecer o Direito como instrumento para a formação das nossas crianças e jovens enquanto cidadãos democráticos, conscientes dos seus direitos e responsáveis pelos seus deveres, dotados de capacidade para construir uma sociedade mais justa e solidária.

O programa, destinado a alunos do 5.º e 6.º ano do 2.º ciclo (10 e 11 anos) e do 7.º e 8.º do 3.º ciclo (12 e 13 anos), é lecionado em centros educativos públicos de Madrid, Barcelona, Bilbau, Valencia, Lisboa e Porto.

Os nossos números do ano letivo 2018-19

Centros educativos

Notícias

Encerramento do ano letivo de 2018-2019 da Escola Solidária de Direito em Madrid

Continuar a ler
José Antonio Marina encerra o ano letivo de 2017-18 da Escola Solidária de Direito

Ato de encerramento do ano letivo 2016-2017 da Escola Solidária de Direito

Encerramento da décima edição do programa da Escola Solidária de Direito

Aula Jurídica Professor Uría

Programa específico projetado pela Fundação cujo objetivo principal é a formação jurídica geral de reclusos. As palestras, nas quais são abordados temas jurídicos gerais (Direito laboral, comercial, civil, etc.), são de frequência mensal.

Realiza-se nos centros penitenciários de Soto del Real e de Aranjuez, em Madrid.

Aula Jurídica Professor Uría

Centros penitenciários

Programa de Apoio à Reinserção de Menores

O Programa  de Apoio à Reinserção de Menores é desenvolvido em colaboração com a Agência para a Reabilitação e Reintegração do Jovem Delinquente da Comunidade de Madrid e com a Secretaria de Estado para a Igualdade e Políticas Inclusivas da Generalitat Valenciana, que consiste num módulo de formação jurídica básica com o objetivo de dotar os menores e jovens internos em centros educativos de informação e orientação jurídica destinados a prevenir a recorrência de condutas ilícitas, as suas consequências e os efeitos em função da idade. O objetivo é que o menor possa redirecionar essas disposições ou deficiências que têm caracterizado o seu comportamento e adquirir recursos suficientes de competência social que permitam um comportamento responsável em comunidade.

Notícias

Conclui-se uma nova edição do Programa de Apoio à Reinserção de Menores (PARME) em Madrid

Continuar a ler
Novas edições do Programa de Apoio à Reinserção de Menores (PARME) em Valência e Madrid

Continuar a ler
Entrega de diplomas e encerramento do Programa de Apoio à Reinserção de Menores na Colonia San Vicente Ferrer

Continuar a ler
O programa de apoio à reinserção de menores da Fundação Professor Uría estende-se a um novo centro educativo em Valência: a Colonia San Vicente Ferrer

Workshops de Inserção Sociolaboral

Os Workshops de Inserção Sociolaboral constituem um módulo de formação jurídica básica cujo objetivo é a formação de jovens adultos em risco de exclusão social para facilitar o seu acesso ao mundo laboral.

A Fundação Professor Uría colabora com Carítas Madrid (Bairro da Prosperidad), Fundación Down Madrid e a Fundación Gizakia no ministro de programas de formação aos seus alunos.

Workshops de Inserção Sociolaboral

Outros programas formativos

Além dos programas educativos mencionados, os nossos voluntários colaboram em programas organizados por outras instituições, como os cursos de preparação para o exame de conhecimentos constitucionais e socioculturais de Espanha (CCSE), destinado a imigrantes.

Também organizamos sessões específicas sobre temas de interesse para os grupos do nosso âmbito de atuação, por exemplo, sobre o uso seguro da Internet e das redes sociais, património protegido, processos de incapacitação, etc.

Curso: A advocacia do século XXI, o advogado solidário. Noções básicas sobre responsabilidade social.

A Universidad Autónoma de Madrid, a Ordem dos Advogados de Madrid e as fundações Cuatrecasas, Fernando Pombo, Garrigues e Professor Uría organizaram a terceira edição do curso A advocacia do século XXI, o advogado solidário. Noções básicas sobre responsabilidade social.

O curso é composto por 20 horas de aulas presenciais e divide-se em cinco módulos dedicados a outros temas principais: Responsabilidade Social, Assistência Jurídica Gratuita em Espanha, Direitos Humanos, Pro Bono e Deontologia Profissional.

Universidad Autonoma Madrid

Notícias

Quarta edição do seminário ''A advocacia do século XXI, o advogado solidário. Noções básicas sobre responsabilidade social''