A Fundação Professor Uría, com a colaboração do Ministério da Cultura e Desporto, através da sua Direção Geral do Património Cultural e Belas Artes de Espanha, organiza este seminário, que se celebrará no auditório da Uría Menéndez, em Madrid, de 12 de abril a 14 de junho de 2023.

A cerimónia de inauguração ficou a cargo de Romana Sadurska, vice-presidente executiva da Fundação Professor Uría, de Carlos González-Barandiarán y de Muller, subdiretor geral de Registos e Documentação do Património Histórico do Ministério da Cultura e Desporto, e de Agustín González García, membro do Conselho de Administração da Fundação Professor Uría.

Esta primeira sessão inaugural do seminário contou com a participação de um orador excecional, Antonio Muñoz Molina. O escritor e membro da Real Academia Española cativou todos os presentes com a conferência intitulada “Por amor à arte”.

Seguiu-se a intervenção de Mariano Magide, sócio da Uría Menéndez, com uma palestra centrada no regime jurídico das instituições culturais de caráter público. Em particular, expuseram-se os principais desafios que estas instituições enfrentam de uma perspetiva jurídica e de gestão, à luz do preâmbulo da regulamentação do Museu Nacional do Prado e do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, respetivamente, como antevisão do conteúdo que se estudará durante o seminário.

Para encerrar a jornada, foi servido um cocktail  o que permitiu aos assistentes um momento de convívio  e troca de impressões sobre os temas tratados durante a jornada.

Mais informação sobre o seminário no seguinte link.