O evento contou com a participação de José Antonio Luengo, reitor-presidente da Ordem dos Psicólogos de Madrid (COP Madrid), catedrático de ensino secundário e psicólogo da Unidade de Convivência e Combate contra o Assédio Escolar do Departamento de Educação e Juventude do município de Madrid, orador da conversa intitulada “Prevenção dos distúrbios e transtornos psicológicos na adolescência: o papel dos centros escolares”.

A abertura do ato esteve a cargo de Romana Sadurska, vice-presidente executiva da Fundação Professor Uría, que agradeceu a todos os presentes a sua assistência e enalteceu o louvável trabalho dos docentes  durante a pandemia em prol da educação. Em seguida, Carlos López-Quiroga, patrono da Fundação e responsável da ESD em Madrid, antes de passar a palavra ao orador convidado, apresentou as principais novidades do programa para o corrente ano letivo.

Durante a sua intervenção, José Antonio Luengo, esmiuçou os impactos e as consequências da pandemia COVID-19 ao nível emocional nos alunos e o papel que a escola desempenha na sua abordagem. Além disso, o professor Luengo ressaltou o importante papel que exerce a “pedagogia do cuidado”, tanto no aluno como no professor, e a importância de assegurar o bem-estar emocional dos menores acima de qualquer outro objetivo académico.

O ato foi encerrado com um agradecimento especial aos três diretores aposentados durante o ano letivo anterior: Elena Nebreda (CEIP República de Panamá), Aída Sánchez (CEIP Reina Victoria) e Ángel Torres (CEIP Antonio Moreno Rosales). Todos eles exemplo de esforço, entrega e dedicação a uma profissão que contribui para alcançar sociedades mais justas e igualitárias.

O evento, que se realizou no auditório do escritório de Madrid, reuniu diretores, coordenadores e professores de muitas das escolas públicas nas quais se lecionará o programa durante este ano letivo, assim como voluntários e simpatizantes do programa.

Muito obrigado a todos os que assistiram ao evento!!