No passado dia 20 de abril, foi concedido o I Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte numa calorosa cerimónia celebrada no auditório da Fundação, em Madrid.

Na sua primeira edição, o Ministro da Educação, Cultura e Desporto, José Ignacio Wert, entregou o galardão a Rafael Sánchez Aristi pelo seu trabalho intitulado La propiedad trenzada. El juego de lo material y lo inmaterial en las obras de arte, no qual aborda a relação do Direito com a arte na perspetiva da propriedade intelectual.

O evento contou igualmente com a participação de Aurelio Menéndez, Sócio Fundador da Uría Menéndez e Presidente Honorário da Fundação Professor Uría, e de Javier Solana, Presidente da Fundação, que na sua intervenção prestou homenagem à figura de Rodrigo Uría Meruéndano, eminente jurista e mecenas da arte, Presidente do Patronato do Museu do Prado (2004-2007) e primeiro Presidente da Fundação Professor Uría. Entre os assistentes contavam-se prestigiados juristas e representantes de museus, universidades e outras entidades culturais espanholas.

O objetivo do Prémio Rodrigo Uría Meruéndano do Direito da Arte é apoiar e incentivar os estudos jurídicos inovadores e de qualidade sobre o mundo da arte, objetivo que será potenciado com a edição de una monografia que incluirá o artigo vencedor e outros sete artigos selecionados pelo Júri de entre os que concorreram ao Prémio. Esta monografia será publicada pela editora Thomson Reuters-Aranzadi nos próximos meses.