No passado dia 14 de outubro, a Uría Menéndez foi reconhecida como escritório mais inovador em Justiça Social nos prestigiados prémios internacionais Financial Times Innovative Lawyers Awards.

O júri reconheceu a assessoria jurídica prestada por uma equipa de advogados da Uría Menéndez, liderados por José Alberto Navarro Manich, e pela Fundação Professor Uría, em colaboração com uma plataforma de instituições, no caso de morte de uma jovem da República Democrática do Congo —Samba Martine— no Centro de Detenção de Estrangeiros (CIE - na sigla espanhola) (CIE) de Madrid.

Graças a esta assessoria, conseguiu-se que o Estado espanhol reconhecesse a sua responsabilidade nesta morte, consequência de deficiências na assistência de saúde dos serviços médicos do CIE e da inexistência de um protocolo de comunicação de informação médica entre diferentes dependências da Administração

Este caso constitui um precedente importante, já que vem obrigar o Estado espanhol a melhorar os seus protocolos de atuação para evitar que situações desta natureza voltem a ocorrer. Entidades da sociedade civil identificaram este caso como um símbolo para a defesa dos direitos fundamentais das pessoas detidas nos CIE.

É uma enorme honra para a nossa Fundação ter feito parte deste assunto. São projetos como este que nos dão ânimo para que continuemos a servir de elo entre a Uría Menéndez e a sociedade civil, para que com a contribuição do trabalho pro bono possamos construir uma sociedade melhor.